Skip to content

Qual o melhor tipo de aliança de casamento?

Como escolher uma aliança de casamento

COMO ESCOLHER A ALIANÇA DE CASAMENTO PERFEITA

 

Se você já está pensando em aliança, significa que já está planejando um pedido de casamento, não é? E como esse é um dos itens mais importantes desse momento, faz sentido surgir muitas dúvidas na hora de fazer a escolha, afinal queremos que seja perfeita.   

São muitas questões a serem consideradas no momento da escolha: além do valor, existem diversos estilos, desde os mais tradicionais, passando por peças com texturas e até cristais.  

Para começar, o preço de uma aliança vai depender muito da espessura do material, do tipo de ouro e também da loja. As mais tradicionais são feitas com ouro 18k e o preço tende a partir de R$700.  

 

TUDO TEM UMA ORIGEM

Você já parou para pensar por quê usamos a aliança no dedo anelar da mão esquerda? É que os gregos acreditavam que havia uma ligação direta entre o coração e o dedo anelar da mão esquerda por conta de uma veia. A simbologia do anel surge daí. Ao ser colocado nesse dedo, o coração estaria ligado ao compromisso do matrimônio e ao amor do casal. A tradição foi adotada também pelos romanos e, posteriormente, pelo próprio Vaticano a partir do século IX.

Na sociedade moderna, casais vêm usando alianças para simbolizar sua união há tempos. A aliança de compromisso ou namoro feita de prata é usada no dedo anelar da mão direita com a intenção de demonstrar um relacionamento estável. 

O anel de noivado é presenteado à noiva no momento do pedido de casamento. A tradição iniciada nos Estados Unidos, é o símbolo do “sim”, dando início a uma nova fase no relacionamento de um casal. A jóia geralmente tem uma pedra preciosa no topo que pode ser do tamanho que o noivo quiser. A princípio, é usada no dedo anelar direito e depois do casamento, transferida para a mão esquerda. 

Junto à celebração do matrimônio acontece a tradicional troca de alianças pelos noivos no altar. Essa é, sem sombra de dúvidas, o momento mais esperado por todos os presentes na cerimônia, depois da chegada da noiva, é claro. A aliança carrega a intenção da união e a promessa que é feita no momento do sim. 

Há também quem aprecia marcar o aniversário de uma união com um presente tão especial quanto um anel. Para as bodas de prata (25 anos), ouro (50 anos) e brilhantes (75 anos), o casal pode escolher trocar as alianças antigas por um par novo no momento de renovação dos votos ou até mesmo escolher um modelo diferente para marcar o momento tão especial. 

 

Bodas: Uma relação duradoura precisa de comemoração! Por isso, está cada vez mais comum que os casais façam comemorações de bodas de prata (25 anos), ouro (50 anos) e brilhantes (75 anos). Nessas comemorações, pode ser feita a troca das alianças do casal por um modelo mais atual, o que representa a renovação dos votos de casamento. Também não há regras para a escolha do modelo, o importante é não deixar passar em branco uma data tão especial!

 

TIPOS DE ALIANÇAS

 

Clássicas

Com certeza as alianças finas são modelos atemporais. Por isso, são consideradas a mais clássica de todas. Além de econômicas, são mais discretas e combinam muito com noivos que não gostam de chamar muita atenção. 

Os modelos mais tradicionais com formato anatômico também são uma opção linda e sem erro que fica muito bonita nas mãos. 

Novos formatos 

Embora os modelos clássicos ainda sejam muito populares, o mercado está em constante evolução. Novos modelos de jóias de casamento, como as cilíndricas e as quadradas, também têm se tornado presentes nos mostruários. 

As cilíndricas são mais encorpadas e possuem a espessura bem próxima da largura e não possuem arestas, bordas ou pontas. Já as quadradas são aquelas com as bordas retas, um modelo bastante moderno e diferente. 

Também existem os modelos chanfrados que possuem as bordas retas e que trazem um efeito de volume no anel. 

Diamantes

Qualquer formato de aliança pode se tornar ainda mais especial com a adição de diamantes. Seja uma pedra solo ou com todo o entorno da jóia cravejada de diamantes, a peça do seu grande dia com certeza será ainda mais inesquecível. 

ACABAMENTOS

O ouro 18k ainda é, certamente, a escolha mais comum, porém o casal também pode escolher alianças rose gold e até mesmo prateadas com acabamento brilhante ou o fosco. 

 

CRIE A SUA PRÓPRIA JÓIA

Você sabia que existem empresas que oferecem um serviço de confecção de alianças personalizado? Funciona assim: o casal agenda um horário com os profissionais e desfruta de uma experiência única criando sua jóia de casamento de forma artesanal, desde a solda até o produto final. Quem oferece esse tipo de serviço é o ateliê Dia da Aliança, localizado em São Paulo capital. 

 

Comece com uma boa pesquisa na internet para entender qual dos modelos faz mais seu estilo e do seu amado ou amada, valores e lojas que façam sentido para o seu orçamento e parabéns aos noivos!

Artigos relacionados:

Casamento ao ar livre

A cerimônia ao ar livre, conta com a beleza da natureza, um pôr do sol maravilhoso, estar presente com amigos e familiares em um ambiente ao ar livre cheio de
Leia mais

Ideias e Temas para Chá de Cozinha

  E antes do grande dia, é o momento da “despedida de solteira”!! Para mim o chá de cozinha, nada mais é que uma despedida de solteira disfarçada rsrs Isso
Leia mais

Mini Weeding – Conceito europeu aqui no Brasil! =)

Vocês já ouviram falar de um conceito europeu, que cada vez mais vem aumentando sua proporção em relação a casamentos aqui no Brasil, chamado Mini Wedding?
Leia mais