Skip to content

Qual o melhor tipo de aliança de casamento?

Como escolher uma aliança de casamento

COMO ESCOLHER A ALIANÇA DE CASAMENTO PERFEITA

 

Se você já está pensando em aliança, significa que já está planejando um pedido de casamento, não é? E como esse é um dos itens mais importantes desse momento, faz sentido surgir muitas dúvidas na hora de fazer a escolha, afinal queremos que seja perfeita.   

São muitas questões a serem consideradas no momento da escolha: além do valor, existem diversos estilos, desde os mais tradicionais, passando por peças com texturas e até cristais.  

Para começar, o preço de uma aliança vai depender muito da espessura do material, do tipo de ouro e também da loja. As mais tradicionais são feitas com ouro 18k e o preço tende a partir de R$700.  

 

TUDO TEM UMA ORIGEM

Você já parou para pensar por quê usamos a aliança no dedo anelar da mão esquerda? É que os gregos acreditavam que havia uma ligação direta entre o coração e o dedo anelar da mão esquerda por conta de uma veia. A simbologia do anel surge daí. Ao ser colocado nesse dedo, o coração estaria ligado ao compromisso do matrimônio e ao amor do casal. A tradição foi adotada também pelos romanos e, posteriormente, pelo próprio Vaticano a partir do século IX.

Na sociedade moderna, casais vêm usando alianças para simbolizar sua união há tempos. A aliança de compromisso ou namoro feita de prata é usada no dedo anelar da mão direita com a intenção de demonstrar um relacionamento estável. 

O anel de noivado é presenteado à noiva no momento do pedido de casamento. A tradição iniciada nos Estados Unidos, é o símbolo do “sim”, dando início a uma nova fase no relacionamento de um casal. A jóia geralmente tem uma pedra preciosa no topo que pode ser do tamanho que o noivo quiser. A princípio, é usada no dedo anelar direito e depois do casamento, transferida para a mão esquerda. 

Junto à celebração do matrimônio acontece a tradicional troca de alianças pelos noivos no altar. Essa é, sem sombra de dúvidas, o momento mais esperado por todos os presentes na cerimônia, depois da chegada da noiva, é claro. A aliança carrega a intenção da união e a promessa que é feita no momento do sim. 

Há também quem aprecia marcar o aniversário de uma união com um presente tão especial quanto um anel. Para as bodas de prata (25 anos), ouro (50 anos) e brilhantes (75 anos), o casal pode escolher trocar as alianças antigas por um par novo no momento de renovação dos votos ou até mesmo escolher um modelo diferente para marcar o momento tão especial. 

 

Bodas: Uma relação duradoura precisa de comemoração! Por isso, está cada vez mais comum que os casais façam comemorações de bodas de prata (25 anos), ouro (50 anos) e brilhantes (75 anos). Nessas comemorações, pode ser feita a troca das alianças do casal por um modelo mais atual, o que representa a renovação dos votos de casamento. Também não há regras para a escolha do modelo, o importante é não deixar passar em branco uma data tão especial!

 

TIPOS DE ALIANÇAS

 

Clássicas

Com certeza as alianças finas são modelos atemporais. Por isso, são consideradas a mais clássica de todas. Além de econômicas, são mais discretas e combinam muito com noivos que não gostam de chamar muita atenção. 

Os modelos mais tradicionais com formato anatômico também são uma opção linda e sem erro que fica muito bonita nas mãos. 

Novos formatos 

Embora os modelos clássicos ainda sejam muito populares, o mercado está em constante evolução. Novos modelos de jóias de casamento, como as cilíndricas e as quadradas, também têm se tornado presentes nos mostruários. 

As cilíndricas são mais encorpadas e possuem a espessura bem próxima da largura e não possuem arestas, bordas ou pontas. Já as quadradas são aquelas com as bordas retas, um modelo bastante moderno e diferente. 

Também existem os modelos chanfrados que possuem as bordas retas e que trazem um efeito de volume no anel. 

Diamantes

Qualquer formato de aliança pode se tornar ainda mais especial com a adição de diamantes. Seja uma pedra solo ou com todo o entorno da jóia cravejada de diamantes, a peça do seu grande dia com certeza será ainda mais inesquecível. 

ACABAMENTOS

O ouro 18k ainda é, certamente, a escolha mais comum, porém o casal também pode escolher alianças rose gold e até mesmo prateadas com acabamento brilhante ou o fosco. 

 

CRIE A SUA PRÓPRIA JÓIA

Você sabia que existem empresas que oferecem um serviço de confecção de alianças personalizado? Funciona assim: o casal agenda um horário com os profissionais e desfruta de uma experiência única criando sua jóia de casamento de forma artesanal, desde a solda até o produto final. Quem oferece esse tipo de serviço é o ateliê Dia da Aliança, localizado em São Paulo capital. 

 

Comece com uma boa pesquisa na internet para entender qual dos modelos faz mais seu estilo e do seu amado ou amada, valores e lojas que façam sentido para o seu orçamento e parabéns aos noivos!

Artigos relacionados:

Dia de casamento!!!

Todo sábado é dia de casamento no Espaço Barão, e se você quer ter ideia de como o seu casamento pode ficar lá no espaço é só agendar uma visita
Leia mais

Unhas para se inspirar..

Uma unha bem feitinha muda a auto-estima de qualquer mulher não é?? rsrs Mas no dia do casamento é ainda mais importante estar com as unhas bem feitas, então aqui
Leia mais

Casamento com Escola de Samba… ideia sensacional!

Quer uma dica sensacional para agitar seu casamento?! Chame uma escola de samba para colocar todo mundo para mexer o esqueleto rsrs E não ache que só agora próximo ao
Leia mais