Skip to content

Casamento ao ar livre

Carol&Gui-1100

Algumas noivas, sonham com cerimônias em locais ao ar livre, e fugir da tradicional cerimônia religiosa na Igreja. A beleza da natureza, presenciar um pôr do sol maravilhoso, estar presente com amigos e familiares em um ambiente ao ar livre cheio de encantos pode ser mágico, pois o fascínio vai além da paisagem. Essa opção de cerimônia tem muitas qualidades, e uma delas é o conforto tanto para os noivos como para os convidados, pois não irão precisar se locomover de um local para o outro após a cerimônia. Com tantas qualidades, incluindo a beleza dos locais que ajudam na fotos, não é atoa que o número de noivas que escolhem esse estilo, vem crescendo!

Porém, esse tipo de escolha requer um pouco de atenção extra à alguns detalhes. É proibido desistir desse sonho por conta de alguns riscos, afinal é o SEU GRANDE DIA, e por ele tudo vale a pena.

E que tal aprender algumas dicas sensacionais, sobre cerimônia ao ar livre? Estamos aqui para te ajudar!

*Como escolher a data?

Simples, não é mesmo? Infelizmente não! Não é uma tarefa simples escolher uma data para realizar o casamento ao ar livre. É um pouco mais trabalhoso do que parece, pois existem vários fatores a serem considerados antes de escolher a data perfeita.

Para isso você deve considerar em primeiro lugar: o clima!

Essa ocasião, exigi contar com a colaboração do clima. Estar com céu limpo ajuda sua cerimônia ficar mais bonita, já que o tempo nublado não ajudaria nas fotos e chuva seria um problema. Então, escolha uma época na sua região onde o clima é mais seco e a probabilidade de chuva é menor. Porém, esse fator é algo que hoje em dia está difícil prever, as estações estão cada vez mais bagunçadas, e a chuva é um fator imprevisível! É claro também, que existe a possibilidade de você não conseguir marcar a data dentro dessa circunstância ou também faça questão de algum mês em especifico onde a chuva é mais predominante.

Para isso, escolha um lugar onde pode ser usado um plano B!

O plano B seria escolher um lugar onde já tenha uma tenda ou possa ser alugada, de preferência a transparente, para não perder a naturalidade do local, ou também escolher um lugar onde possa ser transferido a cerimônia para um local fechado. Tendo alguma

opção de plano B na manga, você não terá dor de cabeça para os possíveis imprevistos que possam aparecer no dia!

*Horário?

Normalmente, a preferência das noivas quando escolhem casar ao ar livre, é realizar a cerimônia ou festa com luz natural do dia. Existem várias possibilidades de horários para quem tem preferência de ver o lindo SOL.

Para um casamento 100% diurno, onde você deseja que a festa continue sendo de dia, cuidado para não escolher o horário do meio-dia por exemplo. Essa luz é muito forte, atrapalham inclusive os fotógrafos, e também dependendo da época pode estar extremamente quente. Por isso, escolha começar antes desse horário, entre 10:00 e 11:00 horas, sendo um casamento totalmente diurno. Ou depois das 14 horas, onde o sol começa a ficar ameno.

Agora, se a opção for fazer uma festa mais noturna e você quer pegar o pôr do sol, opte pelo fim de tarde entre 16 H e 18 H. Para isso, você pode pesquisar o histórico do horário do pôr do sol na cidade escolhida e na época escolhida.

*Decoração?

Precisa ser sempre rústica? NÃO!

Nem todo casamento ao ar livre, precisa remeter ao tema rústico. Tudo depende do estilo do casal. Qualquer tipo de decoração combina com casamento ao livre; podendo ser bem versátil, incluindo vários temas desde rústicos, clássicos, modernos, minimalistas e etc.

Você pode usar e abusar de cores, que combinam muito com ambientes abertos, com muito verde, com muita luz para quem vai casar no fim da tarde. Ou simplesmente fazer uma decoração mais modesta, remetendo ao casamento mais aconchegante, harmonizando com o ambiente natural, o qual não perderá sua elegância também

*Trajes para o casamento ao ar livre?

Esse tema vai depender somente de vocês, noiva e noivo. Analisem o estilo da festa de vocês, o horário, o que vocês esperam ver nos convidados, madrinhas e padrinhos. O vestuário nunca é uma “obrigação”, uma exigência, mas é de bom tom os convidados estarem vestidos conforme o evento. E para isso, a partir do momento que você escolher analisar o que mais combina com seu evento, dê uma direção para seus convidados através do site de vocês, ou do próprio convite.

Esse tipo de informação, não se usa mais com tanta frequência, porém quando o casamento é ao ar livre, e começam em horários menos comuns, algumas dúvidas surgem na cabeça dos convidados. Para ninguém se sentir deslocado, não custa dar uma ajuda, não é mesmo?

*DICAS EXTRAS:

Para esse tipo de cerimônia é possível colocar alguns itens que ajudam no conforto do seu convidado, como:

– Distribuir Leques para os que escolherem as épocas mais quentes do ano;

– Repelentes caso a cerimônia seja ao entardecer;

– Pashminas ou lenços, caso esteja um pouco mais frio na época escolhida, lembrando que em lugares abertos costumam ventar mais;

– Protetores de salto para não afundar o salto das mulheres na grama;

– Água aromatizada para os convidados se refrescarem ou chás para os convidados se aquecerem;

Espero que essas dicas os ajudem e que vocês tenham gostado. Assim consigam aproveitar e fazer a festa dos seus sonhos!

Se você tiver alguma dica extra, para casamento ou cerimônia ao ar livre, deixe nos comentários, vamos adorar ler

Artigos relacionados:

Todo Casamento é o Nascimento de uma Família!

Diante do aumento de casamentos cristãos /casamentos evangélicos no Espaço Barão, batemos um papo com o Pastor Maurício, que nos elucida sobre o verdadeiro sentido do casamento Convidamos o Pastor
Leia mais

Estamos de volta!!!

Boa noite meninas! =) Como vocês estão? Sentiram nossa falta? Pois é, como todas, nós também passamos por um período de “férias” aqui no Blog. Foram 20 dias muito bem
Leia mais

Casamento com Escola de Samba… ideia sensacional!

Quer uma dica sensacional para agitar seu casamento?! Chame uma escola de samba para colocar todo mundo para mexer o esqueleto rsrs E não ache que só agora próximo ao
Leia mais

Redes Sociais